Descubra a atividade ideal para o seu isolamento.
Capricornianos cuidam das contas; virginianos, da limpeza. Como melhor aproveitar as habilidades de cada um, na hora de dividir as tarefas de casa — e ainda cuidar da saúde mental de todos

Capricornianos ficam com as contas; os de sagitário, com o supermercado. Taurinos, na cozinha; virginianos, na limpeza. É só deixar o leonino no comando que todo mundo pode assumir seus melhores papéis nas tarefas domésticas. Mas e se todo mundo de casa tiver o mesmo signo? “Aí o melhor é dividir os afazeres para não dar briga”, diz a taróloga Adriana Katrup, colunista de Marie Claire. Veja a seguir suas sugestões para cada signo.

ÁRIES: Ariano é aquele bicho que quando não tem uma encrenca, tem que arranjar uma. De quarentena, então, arruma várias. Os nascidos de abril sob esse signo precisam se ocupar. O segredo é você dar um monte de coisas, de preferência difíceis, para eles fazerem. Dê tarefas complexas e diga que eles são de suma importância. Desta forma, manterá seu ariano predileto ocupado e sem fazer muita zueira. Seu canto favorito da casa é a sala. Ele pode também comandar o momento fitness e botar todo mundo para se mexer.

TOURO: Os taurinos estarão enfiados (e felizes) de corpo e alma na cozinha. No fogão, preparando os quitutes, e nos supermercados on-line, comprando os ingredientes. Quando não estiverem nessa lida, estarão fuxicando receitas na internet ou aplicativos de comida delivery. Deixe, então, ele cuidar dessa parte.


GÊMEOS: Essa turminha certamente estará com a televisão, o rádio, a internet ligados ao mesmo tempo, tentando sorver todo tipo de informações que puderem para que, a partir daí, tirem suas próprias conclusões. Nas horas vagas eles se abastecerão de filmes, traduzirão músicas e lerão tudo o que puderem. À noite, chat com os amigos. São as melhores pessoas para fazer a programação de séries e livros.

CÂNCER: Certamente é um dos signos que mais está sofrendo. Noves fora seu perfil dramático, não poder estar com a família ou abraçar essas pessoas neste momento é a maior privação que pode passar. Se você aceita uma sugestão, encha seu canceriano de afeto (e mesmo assim ele vai achar que não é suficiente) até esse isolamento passar. Deixe por sua conta o cuidado com as crianças. Cancerianos adoram brincadeiras lúdicas e têm paciência de sobra.

LEÃO: Se tiver espelhos e uma casa bem iluminada, não precisará de muito mais para viver estes dias de privação. Deixe-o arrumando os armários, separando e experimentando as roupas, fazendo combinações exóticas entre elas e desencavando fotografias de viagens e este isolamento será moleza. Leoninos são ótimos para assumirem o comando do que quer que seja, pode deixar essa não deles.

VIRGEM: Essa galera, certamente, é uma das que menos sofre com as restrições imposta do momento. Organizados e amantes de homeoffice, sua rotina será mais produtiva, sua casa estará um brinco, sua conta bancária acertada nos centavos e suas contas a pagar quitadas. São ótimos para os times de limpeza e organização.

LIBRA: Desde que na sua casa tudo combine com tudo e os cômodos conversem harmoniosamente entre si, você pode distrair um libriano deixando-o ser um mediador de conflitos. Seja de assuntos políticos ou por algum banzé de família. Seja buscando o menor preço ou pesquisando sobre qual remédio é melhor para sua tia de oitenta e tantos anos tomar para dores lombares. Deixe-o sentir útil para alguém (oportunidade para isso é o que não falta!) e esta crise passará batida por eles.


ESCORPIÃO: Partindo da premissa de que tudo o que é íntimo (e delicado) ele gosta, nesta quarentena ele vai arranjar um jeito de fuxicar e limpar o baú de memórias. Podem ser fotos, cartas, lembranças ou pessoas. Essa época será extremamente evocativa para essa galerinha que anda pelas galerias do submundo sem se deixar intoxicar por elas. Podem ser grandes gerenciadores de crises, pesquisadores ou detetives responsáveis pelas soluções de muitos problemas cascudos.

SAGITÁRIO: Essa turma gosta das varandas, das garagens e tudo que tem lá fora. É aquela galera que toca música nas janelas, canta, cria chats e vídeos com os amigos. A sugestão aqui é incumbi-los das compras do supermercado e da farmácia, quando necessárias. Em tese, niguém vai sentir mais falta de rua do que eles.

CAPRICÓRNIO: Deixe-os na biblioteca e responsável pelas finanças, e isso encerra qualquer discussão sobre eles.

AQUÁRIO: Neste momento em que a liberdade está cerceada, incentive seu aquariano a criar, desenhar, cantar ou cozinhar. Dê coisas leves e criativas para ele fazer e peça a ele para marcar reuniões e chats com a família e com os amigos. Deixe-o socializar de alguma maneira e seu período de reclusão será menos difícil.

PEIXES: Se ficar responsável pelas áreas molhadas da casa, seu confinamento será mais fácil. Banheiros, cozinha, lavanderia. Ponha-o em qualquer lugar que tenha água, elemento revigorante para esses nativos. Observe que os piscianos são os que mais pensam nos outros e sofrem por eles. Talvez seja a turma que mais sinta este confinamento. Não só por eles, mas pela humanidade. Momentos de relaxamento são primordiais para os piscianos.