SETEMBRO & ECLIPSES
Começamos setembro falando de eclipses, seus efeitos e o porquê o totem do mês ser a Fogueira Indígena. Representa um círculo vivo de fogo e sombra. As chamas se erguem como sóis ardentes, iluminando e aquecendo, mas no centro delas o facho escura sobe em direção ao céu, lembrando a noite que “engole” o dia. Cada estalo da lenha é como choque de luz e sombra, como se o próprio cosmos respirasse nesse compasso. Ela representa os eclipses porque também traduz o paradoxo: o fogo (sol) brilha, mas é atravessado pela fumaça, (lua ou terra), que encobre e revela, transformando o instante em mistério. Para os povos originários, a fogueira é sagrada. Reúne, protege, narra e conecta. Assim como o eclipse, ela marca um tempo de suspensão, onde o mundo comum cede espaço ao extraordinário. Este totem fogueira lembra que os eclipses não são apenas fenômenos astronômicos, mas portais simbólicos: momentos de purificação, em que a chama mostra o poder da vida e a fumaça nos convida a atravessar a sombra e renascer na luz.
SETEMBRO – Pensa em março. O que aconteceu, o que você estava vivendo e como desenrolou aquele período? Muito provavelmente, você agora vai retomar alguns assuntos inacabados que se arrastam desde lá, ou que ainda não foram resolvidos por completo. Épocas passadas de 9 e/ou 18 anos atrás (2006-2007 2015-2017 2025-2026) também podem reaparecer querendo “dizer alguma coisa”. Vale observar padrões porque, às vezes, dinâmicas familiares se repetem. Mudanças de rumo em relações são frequentes sob este céu. Claro que não falamos em cópias exatas de fatos/histórias, mas episódios do passado nos convidam a dialogar, ainda que sob uma nova versão de nós mesmos. Cada ciclo de eclipses dura em torno de 18 anos (estamos agora no eixo Peixes-Virgem), a aos 9 anos volta como se fosse um “retorno temático”. Pense sobre isso.
Momento de falar (ou ouvir) sobre verdades e clareza reveladoras.
CURIOSIDADE: Há 86 anos não víamos uma configuração como a que está agora, e isto se manifesta como mudanças repentinas no cotidiano, saúde e trabalho. Revelações inesperadas que quebram alguns esquemas e uma necessidade de inovação que choca as velhas estruturas. Veremos alguns confrontos como: Velhas feridas X Dinâmicas Afetivas. Medo de sermos cancelados X Mostrarmos tal qual somos. Oportunidades de sanar vínculos através da empatia X Vulnerabilidades.
EVITE TOMAR DECISÕES POR IMPULSO. Vale, neste período, se aconselhar com pessoas mais experientes e ponderadas. Ouvir e ponderar são as melhores opções.
DIA A DIA:
De 2 a 18/9 – pense em tudo o que pode dar certo e foque nisso
Dias 2 e 3/9 – são bastante instáveis, não é hora de arriscar. Melhor recolher-se
Dias 6, 7 e 8/9 – serão tensos e com risco de brigas e conflitos
Dia 7/9 – Banho de sal grosso com alecrim ou alfazema ou louro
De 8 a 12/9 faça tudo com muita calma
Dia 11/9 – Ritual da vela de mel. Melhora o astral de eclipse
De 12 a 15/9 – valem as apresentações importantes, sejam provas, entrar em concorrências
De 12 a 23/9 – Para reuniões especiais com amigos
De 13 a 16/9 – ótimo para encontros amorosos
De 13 a 17/9 – para demolições, obras, renúncias ou encerramentos
De 15 a 17/9 – para assinar contratos
De 15 a 19/9 – mesmo com o clima tenso da semana, os dias prometem boas soluções para velhas questões ou para problemas de difíceis soluções
Dia 17/9 – Melhor dia para rituais e/ou atitudes para coisas que deseja eliminar
De 17 a 19/9 – Olho na comunicação e nas negociações, o clima tende a esquentar
De 21 a 227/9 – Dias bastante tensos no mundo. EVITE confronto com autoridades e não se coloque em situações de risco. NÃO VALE arriscar nada.
De 22 a 24/9 – o clima estará bem tenso: adie as decisões
De 22 a 26/9 – para fazer tatuagens
De 22 a 26/9 procedimentos faciais e de pele
De 23 a 25/0 – excelentes dias para aprendermos coisas difíceis. Tanto para o nosso saber, quanto para transformar o nosso mundo
De 23 a 26/9 – para lançamentos, divulgações e aberturas de negócios/projetos
Dias 29 e 30/9 – tendem a ser mais calmos
PARA INVESTIR – 2, 10, 16, 19 e 25
PARA NEGOCIAR DÍVIDAS – 7, 14 e 28
HORÓSCOPO
O mês chega com eclipses que não pedem licença. Eles mostram o que está fora do lugar e aceleram decisões que andavam empacadas. A dica é: Não lute contra o que já cumpriu seu ciclo.
ÁRIES – A partir do dia 5 de setembro vale tomar cuidado com excesso de energia, força demais nas palavras e uma pressa exagerada. Os eclipses deste mês poderão ser gasolina na sua fogueira e colocar tudo a perder, então, hora de ir com calma e avaliar cada passo e cada palavra antes de agir. Faça as coisas com a razão e deixe as emoções para as pessoas e lugares seguros. Exercícios físicos funcionam como um bom escape. Melhores dias: 11 e 19/9.
TOURO – Se tiver alguma questão com grupos chegou a hora de resolve-las, taurinos. Bom tempo para passar a limpo algumas pendências entre amigos ou equipes de trabalho. Os eclipses sacodem sua vida amorosa e vale atentar se não está esticando demais a corda. Veja se o fiel da balança está em uma posição “honesta”, ou se precisa rearruma-lo. Relações desgastadas podem romper. Melhores dias: 12 e 17/9
GÊMEOS – Os eclipses deste mês pedem que reveja seu trabalho, suas atividades profissionais e, sobretudo, se está fazendo o que gosta. Reviravoltas são esperadas nessas próximas semanas e vale saber até onde você deseja mudar ou apenas realocar algumas coisas. Não deixe que os outros definam seu caminho e tenha cuidado ao se expor publicamente. Melhores dias: 18, 19, 27 e 30/9
CÂNCER – os eclipses de setembro pedem que você evite julgamentos e que só se manifeste se tiver certeza ou se ouvir todos os lados com isenção. O momento pede falas responsáveis. Ouça até o que não for dito. Cuidado com fofocas ou atitudes impulsivas. Melhores dias: 26 e 30/9
LEÃO – Questões financeiras e de autoestima podem se entrelaçar. Reveja seus investimentos, relações de trabalho ou quem mais possa “drenar” os seus recursos. Dê limites e mostre que você valoriza seus esforços. Hora daqueles que dependem de você entendam como o dinheiro funciona de uma maneira bem prática. Melhores dias: 10 e 14/9.
VIRGEM – Vocês serão as estrelas do mês, virginiano. Um ciclo termina, mas outro começa e ambos exigirão coragem para se posicionar. Hora de repensar sobre a reciprocidade nas parcerias (comerciais e afetivas) e avaliar se estão a contento. Assim como os animais que trocam a pele, renovar e oxigenar a vida trazem leveza. É disso que vocês precisam. Melhores dias: 16 e 19/9.
LIBRA – Se há algo escondido ou a esconder, olho vivo, librianos. Aquilo que foi para debaixo do tapete pode se espalhar e acabar indo parar aonde não deve. Segredos, culpas e mágoas pedem liberação. A cura vem do silêncio, não da distração. Cuide das necessidades do seu corpo. Melhores dias: 15 e 19/9.
ESCORPIÃO – Hora de rever seu círculo social, amizades e até as grandes causas que você apoia. Novos amigos surgem e os falsos ficarão bem aparentes. Chegou a hora de ficar quem é de verdade. Solteiros encontram pares bem interessantes. Melhores dias: 16 e 20/9.
SAGITÁRIO – Se quiser mudar a maneira como é visto não há hora melhor, sagitarianos. Esperem mudanças na carreira e alinhem seus propósitos à sua imagem. Velhos títulos perdem sentido. Levantem das mesas que só te servem as sobras. Melhores dias: 10 e 14/9.
CAPRICÓRNIO – Ou vocês expandem a sua visão ou quebrarão suas certezas, capricornianos. Pode haver um certo desconforto ao ter que falar de sentimentos ou mesmo de projetos com quem quer que seja. Viagens, estudos ou crenças devem ser revistas; o não saber abre portas. Melhores dias: 2, 3, 13 e 16/9.
AQUÁRIO – Hora de encerrar aquelas “dívidas” emocionais ou reais e isto fará com que renasça mais leve. Entretanto, não sem confrontos; escolha suas brigas e encare-as com inteligência. Olho nas finanças ou ganhos compartilhados e repare se sua comunicação com essas pessoas evoluiu ou “involuiu” de março para cá e se precisar, passe a régua. Melhores dias: 26 e 30/9.
PEIXES – Relacionamentos passam por provações e os eclipses mostrarão quem realmente caminha com você. Hora de escolher com quem vale a pena seguir adiante. A partir do dia 22/9 as finanças melhoram. Seja mais “egoísta” e gaste mais com você. Melhores dias: 16 e 20/9.



